terça-feira, 26 de abril de 2011

PASSADO A PÁSCOA, É COMO TIRAR COELHO DA CARTÓLA


Entra no partido, sai do partido, negocia partido, partido é de A, partido é de B, partido volta para C. Assim, inicia as negociatas partidárias entre vereadores, deputados, advogados, empresários e outros aventureiros que se aproveitam deste imbróglio para garantir, não a fidelidade partidária, mas a famosa "boquinha" no acerto final do pleito eleitoral.
Esta é a sistemática que ocorre à décadas, movidos mais  pelos interesses pessoais do que partidários, onde assistimos na imprensa escrita, televisionada, Internet, etc., essa poluição através de depoimentos, ora vazios e muito das vezes até agressivos aos cidadãos, principalmente, aqueles que escolhem seus representantes, não pela sigla,  mas pela capacidade de realmente fazer a diferença quando eleitos.
É Senhores, entre esse imbróglio de partidos e números de vereadores estamos diante de um impasse no legislativo do nosso Município. Opiniões daqui , opiniões dali, bate papo de lá. E o que é melhor para nossa cidade? Manter o número de vereadores com 12, aumentar para 17 para dar mais representação e atendendo o percentual estabelecido pela  Lei Orgânica Municipal ou elevar para o número máximo de acordo com o número de habitantes do Município, conforme estabelece  a Constituição Federal? 
Fica aí o angú  para os nossos comentaristas e cientistas políticos opinarem. Talvez  a solução seria a grande reforma política, no sentido de criar uma Lei estabelecendo concurso público para vereadores e deputados como são exigidos para juízes. Pois, o que assistimos hoje é que o voto dos parlamentares são motivos de negociatas em busca de vantagens recíprocas. Agora imagine se o Congresso iria aprovar uma Lei dessa. É ruiiiiimmmm! São muitas   " boquinhas".     

2 comentários:

  1. Concordo com vc Didi, quando tocamos nessa ferida, passamos a ser visto como adversários, pessoas mal vistas, não para sociedade como um todo, mas para um parte dela que vive e sempre viveu do dinheiro público, dinheiro esse que tratam como se fosse privado se acham donos, proprietários das secretárias, das autarquias de tudo que envolve o ente, seja ele Municipal, Estadural ou Federal. Como corrigir e curar essa doença que está entranhada na mente dessa gente. O cancer desse País se chama Políticos e suas Politicagens, se usasem seus cargos para efetivamente atender aos anseios da Sociedade, não estaríamos hoje cobrando.

    ResponderExcluir
  2. concordo, até parece que o congresso vai aceitar essa Lei. Fico pensando tanta gente esperta no mundo, com ensiono superior e tudo.. se sujeitando a trabalhar em lojas. E vem, um vereador com dinheiro ou até mesmo apenas com nome na em praça ,sem entendimento nenhum de política, se saciando do NOSSO dinheiro .

    ResponderExcluir