quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vai dar Samba com Edson Marques e Bira do K-ô

Edson Marques

LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA E SUA ADMINISTRAÇÃO
O que tenho notado é que a Liga das Escolas de Samba e as agremiações a ela filiada da nossa cidade precisam em muito refletirem sobre o futuro do nosso carnaval.
Precisam saber que qualquer investimento aplicado se escoará de ralo abaixo enquanto as pessoas responsáveis em suas funções não buscarem esforços para se adequarem as novas realidades do mundo de hoje.

É incompreensível que uma liga criada a década e que administra uma quantia de dinheiro bastante considerável ainda não tenha sequer um site que poderia estar prestando alguns serviços importantes á população e as agremiações de acordo algumas anotações abaixo:


1)            No momento em que a liga criar um site poderá criar também links que nos levará direto as páginas das agremiações para que elas possam divulgar seus eventos, vender suas fantasias etc.

2)            A criação de um site seria uma grande ferramenta para própria liga divulgar suas notícias, prestações de contas, (hoje se houve falar muito em portal da transparência), informações de interesse público etc, etc.

Não da para entender também, a falta de um departamento na liga responsável para administrar durante o ano: cursos, palestras, seminário, encontros e outros que se fizerem necessários com objetivo de orientar e incentivar as agremiações nas suas a atividades administrativas, contábeis, jurídicas, gestão pública, marketing, informática etc, etc.
No mundo de hoje sobra pouco lugar para as pessoas que desejam assumir um cargo honroso como o da liga e de uma escola de samba sem ter o mínimo de conhecimento dos assuntos acima, sem eles fica muito difícil. Não adianta mais os discursos bem elaborados o que vale é o que está escrito e assinado.
Somente uma profunda reflexão desapaixonada de todos é que nos livrará de alguns entraves que nos cerca.
O nosso carnaval infelizmente ainda está ligado a grupos rigorosamente fechados, não importa a competência é só ser amigo e não criar problemas, o desinteresse em buscar ferramentas modernas de gestão é muito grande, quanto ao modelo democrático de revezamento do poder, nem pensar, mesmo com os graves acontecimentos que são noticiados constantemente na mídia.
Outro problema complicado e não saberem conviver e não aceitarem críticas e sugestões da “oposição” por mais sensatas que sejam, sonham ainda administrar o dinheiro público livres, leves e soltos, ou seja, sem ninguém para atazanar suas vidas, mesmo haja algum desvio de conduta.
Também sou contra as pessoas que fazem “oposição” por fazer, para alguns “oposicionistas” tudo que se faz está errado e nada presta, não oferecem nenhum tipo de colaboração para melhorar.
Os presidentes das escolas de samba em sua maioria contribuem bastante com essa situação, haja vista, que eles são os responsáveis diretos para criar as normas, procedimentos e reformulações que se fizerem necessárias das leis que regem o carnaval, as escolas criam e a liga faz cumprir rigorosamente essas leis. Mais para que isso aconteça, as agremiações precisam antes de tudo, reciclar seus diretores. Existem diversos caminhos, o SEBRAE é um deles.

Para finalizar vejo que hoje as nossas esperanças por dias melhores estão nas mãos da nova administração da liga. Que Deus lhes dê sabedoria para que esses dias melhores cheguem o mais breve possível.
Valeu!

2 comentários:

  1. SENHOR EDSON O CIRCO ESTA ARMADO, TU ACHAS QUE A FLOR VAI CAIR?
    CLARO QUE NAO!!
    E A LIGA TA JOGANDO NAS COSTAS DAS ESCOLAS, NÃO PRECISA DE ASSEMBLÉIA NAO, É SO SEGUIR O ESTATUTO
    VLW
    FUI

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo! E bom eu saber que eu não sou o unico lobo a uivar, só no deserto da cultura do Carnaval de Cabo Frio.

    ResponderExcluir