sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vai dar Samba com Edson Marques e Bira do K-ô

Edson Marques

Hoje vamos falar de um filho ilustre de Cabo Frio

ABEL SILVA

Nasceu em Cabo Frio (RJ), em 28 de fevereiro de 1943, aos dois anos de idade se mudou com a família para a cidade do Rio de Janeiro, sendo criado no bairro do Catete.
Casado com a também cabo-friense Lena Trindade estudou na Faculdade Nacional de Filosofia e Direito, liderando nas décadas de 60 e 70 os movimentos estudantis, formando-se em Letras, em 1969 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lecionou literatura brasileira na PUC do Rio e na UFRJ, atuou como professor na Escola de Comunicação foi editor de cultura do semanário Jornal Opinião (1972) e da revista de cultura Anima (1974/1975) em parceria com o poeta baiano José Carlos Capinan, onde colaborava com nomes como: João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Rui Espinheira Filho, Gramiro de Mattos, Manduca, José Agripino de Paula, Ronaldo Bastos e outros.
Morou no Solar da Fossa, onde conviveu com Torquato Neto, Caetano Veloso e Gal Costa. Enveredou-se pela poesia e, no auge da repressão militar, em 1971, lançou o romance “O Afogado”; em 1974, o livro de contos “Açougue das Almas” e. cinco anos depois, seu primeiro livro de poesias intitulado “Asas”.
Sua careira de compositor nasceu da amizade com o cantor Raimundo Fagner em 1974, quando surgiram as primeiras parcerias: Sangue Pudins e Asa Partida, LP CBS, 1976.
Já como poeta-letrista, Abel Silva marcou presença junto a compositores e intérpretes nordestinos, como João do Vale, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marines, Robertinho do Recife e Amelinha. Preponderantemente letrista, sua primeira composição foi uma melodia que recebeu letra de João do Vale “Eu chego lá”, mas sua primeira composição gravada foi Jura Secreta (com Suely Costa), que lançou a cantora baiana Simone.
Entre suas composições mais famosas encontramos: Festa do Interior, Espírito Esportivo, Bumerangue, Cidade dos Brasileiros (parcerias com Moraes Moreira), Brisa do Mar, Diapasão, Entre o sim e o não, Homem Feliz e Simples Carinho (com João Donato), Quando o Amor acontece e Desenho de Giz (com João Bosco), Água na Boca (com Tunai), Promessas, promessas (com Francis Hime), A família (com Edu Lobo), Asa Partida, Dúvida de Amor, Amor escondido (com Fagner), Raio de luz (com Cristóvão Bastos), E coisa e tal e vento a favor (com Antonio Adolfo).
Sua parceria mais constante foi com Suely Costa, criando obras-primas, verdadeiras pérolas da música popular brasileira, que com certeza, estão imortalizadas: Jura Secreta, Alma, Primeiro Jornal, Vento Nordeste, Canção brasileira, Coração aprendiz, A menina e a moça, Voz da Mulher, Mundo delirante, Vida de artista, Frutos do mar, Aos pedaços, Maresia, Bóias de luz, entre outras.
Suas letras ganharam as vozes de Gal Costa, Simone, Nonato Luis, Ângela Ro Rô, Ivan Lins, Zé Renato, Edu Lobo, Fagner, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Elis Regina, Nara Leão, João Bosco, Zizi Possi, Verônica Sabino, Emilio Santiago e Jards Macalé são alguns dos nomes de nossa MPB que gravaram suas composições. Abel Silva é autor de mais de 300 composições e já ganhou dois prêmios Sharp.
Atualmente Abel Silva é Diretor Administrativo da União Brasileira de Compositores.
            FESTA DO INTERIOR
            Fagulhas, pontas de agulhas
            Brilham estrelas de São João
            Babados, xotes e xaxados
            Segura as pontas, meu coração
            Bombas na guerra magia
            Ninguém matava
            Ninguém morria
            Nas trincheiras da alegria
            O que explodia era o amor
            Ardia aquela fogueira
            Que me esquentava a vida inteira
            Eterna noite
            Sempre a primeira festa do interior
            (Letra: Abel Silva. Música: Moraes Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário