quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vai dar Samba com Bira do Kô e Edson Marques

Edson Marques

MINHA ESCOLA QUERIDA. PERSEGUIDA OU NÃO?
Fui á busca para ver se alguma escola de samba já foi expulsa do carnaval em alguma cidade e até o momento não encontrei nenhuma. O que é comum encontrar diretores, carnavalescos, funcionários etc. serem expulsas e não o inverso.
Eu particularmente não sou a favor da expulsão de uma agremiação e sim das pessoas que não souberam honrar o nome de um pavilhão que na maioria das vezes, foram construídos as duras penas. Conheço agremiações que em um determinado momento teve a infelicidade de ter uma diretoria da pior espécie, entretanto no ano seguinte com uma nova diretoria encheu de encanto a passarela. A diretoria vai e a escola fica.
Por pouco tempo que passei pela Liga percebi que uma escola de samba, por si própria, vai perdendo o direito de desfilar.
Um dos critérios usado para desfiliar uma escola de samba.
1)    A escola que tirar a última colocação no grupo de acesso passa a desfilar na sua comunidade no ano seguinte. Cabe aquela agremiação se ajustar aos moldes do carnaval que faz parte, para isso, a Liga forma uma comissão responsável em avaliar o desempenho daquela agremiação na comunidade, ou seja, é feita uma avaliação tanto da diretoria e do interesse das pessoas daquele referido bairro.
2)    Caso a comissão avaliadora não der parecer favorável, escola de samba avaliada terá outra oportunidade para desfilar novamente na comunidade. Se o parecer da comissão avaliadora for novamente desfavorável a escola perde o direito de desfilar naturalmente.
O critério acima a meu ver é justo, pois responsabiliza a diretoria em parte e diretamente a comunidade, a causa maior da existência ou não daquela referida escola, além de não deixar essa amarga tarefa para os membros da Liga.
Quais os critérios adotados abaixo? Perseguição ou não?

FATOS OCORRIDOS
PENALIDADE
OBSERVAÇÃO
Presidente acusado de receber o dinheiro da subvenção e não colocou a escola na avenida
Diretoria e agremiação expulsas.
Hoje o presidente participa do carnaval e a agremiação continua expulsa.

Diretor de agremiação teve acesso aos jurados, fato comprovado em gravação.
Diretor três meses de suspensão. A escola não sofreu nenhum tipo de punição.
O diretor continua participando do carnaval.

Presidenta acusada de contrair dívidas indevidas em loja participante de carta de crédito.
Diretoria e agremiação expulsas.
Diretoria proibida de exercer cargo de diretor em outra agremiação, sendo um diretor retirado da avenida no momento que desfilava. Na época houve denuncia que outras agremiações também tinham dívidas e algumas superiores.
Presidente se recusou a receber o dinheiro da subvenção, por achar que não teria tempo hábil de colocar o carnaval na avenida, devido o dinheiro da subvenção ter sido pago as vésperas do carnaval.
Diretoria e agremiação expulsas.
Não tenho conhecimento se algum diretor está participando do carnaval.
Presidente não prestou conta no prazo devido.

Diretoria e agremiação expulsas.
Segundo o presidente foi movida uma ação junto no Ministério Público pleiteando o retorno da agremiação.
Presidenta entrou com denuncia contra a Liga junto ao Ministério Público por irregularidade no projeto que capacita jovens da cidade para o carnaval.

Diretoria expulsa e a agremiação não sofreu nenhum tipo punição.

Diretoria acusada de ter conhecimento da relação do carnavalesco da agremiação com o coordenador de jurados.


A agremiação perdeu todos os pontos ficando em ultimo lugar no grupo especial.
Até o momento não temos conhecimento de punição.
Segundo o regulamento, a última colocada desce para o grupo de acesso. Estamos aguardando o desfecho deste fato.


O relato que faço acima não tem como objetivo fazer juízo de valores de “A” e “B” e sim exercer o direito e dever de cidadão em dia com as obrigações em poder opinar sobre as questões que ocorrem em nosso carnaval que é quase na sua totalidade custeado com dinheiro público. Não sou a voz da verdade, os relatos acima podem ser questionados, desmentidos ou esclarecidos. Estou procurando da melhor maneira possível não expor pessoas e sim os fatos ocorridos, jamais agirei de forma leviana em relatar fatos da minha cabeça, mais não deixarei de relatar fatos que possam servir de alerta.
A NOVA DIRETORIA DA LIGA
A maioria dos seus componentes são meus amigos não tenho que falar negativamente de ninguém, o capitão dessa equipe (Miltão) é uma pessoa preparada e pronta ao diálogo, não usa subterfúgios baratos e vingativos ao responder uma crítica é um homem do bom combate, sabe muito bem avaliar o sentido da crítica e quando percebe que a mesma é infundada também sabe responder a altura.
Desejo ao Miltão e a toda diretoria sucesso nessa nova empreitada, tenho a certeza que o carnaval de Cabo Frio está em boas mãos e que as críticas (construtivas) e os questionamentos responsáveis serão bem aceitos.
Na próxima semana falarei sobre o cabofriense Abel Ferreira da Silva.

Abraços ate a proxima
Edson Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário