terça-feira, 20 de setembro de 2011

Gordinha, sim. E nem por isso fora da moda!

Foto: Divulgação
Gordas, gordinhas, gordonas... magras, magrinhas, magérrimas... independentemente de medidas, são todas mulheres e donas de vontades.
Pensar que nem sempre as moças tamanho G conseguem comprar aquela jaqueta que viram no catálogo da loja do shopping ou a sainha florida da vitrine é muito complicado, pois isso significa que a moda, apesar de contemplar uma variedade imensa de estilos, ainda não conseguiu democratizar seus tamanhos. Sendo assim, essa suposta democracia acaba sendo superficial, visto que nem todas as pessoas podem aderir ao que gostariam.
Frente a esta situação, o SRZD conversou com a consultora de imagem Dany Padilla, que deu dicas de acessórios e modelos para que nossas leitoras gordinhas possam dar um UP no visual com produtos acessíveis.
"O bom dos acessórios é que eles têm o poder de "pintar" um vestidinho preto numa tela de cores vivas e modernidade. Por exemplo: um vestido em corte evasê na cor azul marinho (que é mais moderno que preto) com uma meia calça rendada na mesma cor e sapatos lisos também em marinho mudam o foco do olhar do corpo para as pernas. E se você ousar com uma bolsa em cor forte, como vinho, pink ou amarelo, melhor ainda!", disse. "Outra dica é usar e abusar de sobreposições, como vestidos chemisier (estilo camisa) abertos como se fossem uma capa por cima de outros vestidos, ou da famosa dupla calça reta + camisa social. Este tipo de combinação alonga e o efeito é potencializado se forem aliados a colares longos e lenços".
Dany ensina que o mais importante é entender o efeito das cores e estilos, e depois abusar da criatividade para montar suas próprias combinações.
No geral, as gordinhas devem ter em mente que os tecidos mais finos e roupas coladas acabam evidenciando as gordurinhas. Então, o negócio é optar por cortes retos e roupas de tecido mais firme. Isso ajuda a modelar as formas. Vestidos evasê (mais justos em cima, mais largos na parte de baixo) são ótimas pedidas.
Outra dica da consultora é que abusar de cores e modelos diferentes de bolsas faz com que a atenção das pessoas se volte para isso, assim como a meia calça rendada torna-se o foco de quem a vê. Ademais, utilizar sapatos da cor da pele quando estiver com as pernas à mostra, para dar a impressão de que são mais longas. O mesmo pode ser feito utilizando o calçado da mesma cor da calça comprida.
Looks da Dany Padilla
Melhor que isso, impossível! Dany montou uma cartilha com looks completos para as leitoras do SRZD, dividido por idade e ocasião.
Adolescentes
Dia: Vestidinho em corte evasê, com estampa de flores miúdas em tons escuros ou blusa com decote em V na mesma estampa + saia evasê no mesmo tom do fundo da estampa (evite a cor preta, pois envelhece) + sapato estilo Oxford no tom da pele, saltinho grosso para alongar (Oxford é moderno!) + bolsa de lona em tom cru ou verde oliva (lembrando a onda militar, que dá um bom contraste com o romântico do liberty) e um colar discretinho para não brigar com a estampa da parte de cima.
Noite: Calça jeans azul marinho em corte reto + camisetinha com gola V estampada com caveirinhas ou algo no universo rock (sempre usando estampa miúda e em fundo escuro) + corrente prateada fosca + sapatilhas estilo romântico no mesmo tom da calça para contrastarem com o rock que inspirou a blusa + bolsa estilo carteiro no tom da blusa ou da calça.
Jovens
Dia: minissaia jeans escura em corte reto ou evasê, 4 dedos acima do joelho + sapatilhas cor da pele com pedrarias ou detalhes + blusa ou camisa com gola V em cor forte + cinto da mesma cor da saia (marinho) ou da blusa (para não cortar ainda mais a silhueta) + pulseiras em um braço e um anel de peso no dedo da outra mão.
Noite: Top com gola V acinturado para disfarçar as gordurinhas e acompanhar o corpo, com detalhes em paetês ou algum tipo de brilho, localizados nos ombros ou no decote (para valorizar ainda mais os seios) + jeans escuro em corte reto + cinto de couro preto sem detalhe algum + "ankle boots" preto e bolsa/carteira vinho + brincos dourados grandes.
Adultas:
Dia: Calça pantalona feita com tecido encorpado em qualquer cor, mas num tom ligeiramente mais escuro que a blusa (que deve ser da mesma cor da calça, pois tons monocromáticos afinam e alongam) + cinto na mesma cor + sapato com estampas, poás, floral ou oncinha (o importante é que alguma cor seja a mesma do look monocromático) + colar discreto (lembre-se que o foco, neste caso, é nos seus pés e não convém confundir quem te vê). Bolsa discreta para finalizar e alguns anéis nos dedos.
Noite: Vestido envelope com estampa ziguezague marinho, musgo e vinho e fios de lurex brilhantes (pois esta estampa confunde e ilude) + scarpins altíssimos dourados + carteira e brincos dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário