sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Beltrame anuncia coronel Erir da Costa Filho como novo comandante da PM

O coronel Erir da Costa Filho é o novo comandante da Polícia Militar do Rio. O anúncio foi feito durante a tarde desta quinta-feira pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. Erir entra no lugar do coronel Mário Sérgio Duarte, exonerado na quarta-feira.
Ele é tido como um militar rigído e austero no comando de suas funções. Em 2003, o coronel foi exonerado após ter acusado o deputado estadual Chiquinho da Mangueira de pedir redução do combate à ação dos traficantes na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio.
"Bons policiais terão apoio. Os maus terão a lei", afirma coronel
Ao contrário do antigo comandante, mais ligado à inteligência, o atual é mais familiarizado com a parte operacional. Ele, inclusive, já comandou o 4º BPM (Mangueira), na Zona Norte da cidade, e é ex-integrante do Batalhão de Choque.
Em entrevista coletiva concedida ao lado do secretário, Erir da Costa Filho ressaltou a importância de dar continuidade ao processo de enquadramento dos policiais corruptos. Ele pediu uma corregedoria cada vez mais proativa e mandou um recado aos policiais.
"Os bons policiais terão meu apoio. Já os maus, terão a lei", afirmou, acrescentando que "a mudança tem que vir de cima para baixo" e que "quem não der o exemplo não vai poder continuar".
Perguntado se uma mudança nas academias formadoras da PM traria uma melhora no nível da dignidade dos oficiais, o novo comandante, que trabalhará com a equipe já existente na estrutura da polícia, foi enfático. "Dignidade vem de berço, a academia não conserta. Mas posso adiantar que só os dignos seguirão", explicou.
Beltrame diz que perdeu o sono com crise de imagem da PM
Devido aos recentes casos de envolvimento de altas patentes da PM em crimes, Beltrame admitiu ter perdido o sono nos últimos dias. E sobre manchar a imagem positiva da polícia - criada nas operações no Alemão - ele disse ser parte do trabalho. "Sei do tamanho da missão. Já disse, e repito, que não estou aqui de passagem." E completou. "Não vai haver recuo nas nossas operações".
Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário