sexta-feira, 26 de agosto de 2011

INSS: quem não recebeu correção do teto deve fazer pedido administrativo

Redação SRZD | Economia | 24/08/2011 08h27


Foto: Reprodução de InternetAposentados do INSS que não tiveram o direito de correção do teto reconhecido podem entrar com pedido administrativo em agências da Previdência no Rio. O número desses contribuintes chega a alcançar 39,35% do total. O pedido consiste apenas em preencher um formulário com dados pessoais e protocolá-lo em uma das agências.

Os documentos necessários para realizar o procedimento são: carteira de identidade, CPF e o número do benefício. O segurado fará uma descrição do que pretende no formulário. Recomenda-se, porém, que os aposentados esperem o término das análises dos 11.600 benefícios que estão dentro dos requisitos, mas não estão na lista dos 107 mil nomes. É importante lembrar que o segurado não precisa de intermediário nenhum para fazer os trâmites na Previdência.

Benefícios
O acordo da Justiça com a Previdência diz que quem faz o pedido administrativo receberá o que é devido pelos últimos cinco anos (a partir da data do protocolo no posto). O segurado com processo no Judiciário tem direito aos cinco anos antes da ação. Os beneficiários que não fizeram pedido administrativo ou não entraram com processo vão receber até cinco anos antes da Ação Civil Pública do TRF da 3ª Região, feita em maio.

Eventuais dúvidas podem ser tiradas pela Central 135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário