terça-feira, 13 de março de 2012

Anvisa vota fim dos cigarros aromatizados nesta terça-feira


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai decidir o destino dos cigarros que usam aditivos com sabor nesta terça-feira. De acordo com a Anvisa, a indústria tabagista usa o produto para tentar atrair jovens e adolescentes.
Uma pesquisa feita mostra que entre 2007 e 2010 o número de marcas de cigarros aromatizados subiu de 21 para 40, segundo dados da Vigilância Sanitária.
A ideia original da Anvisa era proibir a adição, aos cigarros, de açúcar e outros ingredientes que mascaram o gosto amargo do tabaco, como menta, chocolate e baunilha. Porém, o texto foi mudado pelo relator do tema, Agenor Álvares, para permitir o uso do açúcar por mais um ano, o prazo vai ser debatido.
Já o setor tabagista afirma que os cigarros aromatizados não servem para atrair fumantes jovens e nem são mais prejudiciais à saúde. Segundo fabricantes, o açúcar é necessário na produção porque a folha do tabaco perde o açúcar durante o processo da secagem. Os cigarros mentolados e de cravo tem público específico porque também são autorizados em outros países.
*Informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário